Focado no lema “do pensar nos outros, ao agir pelos outros”, o Semear Futuro é um projeto de voluntariado conduzido por estudantes do Ensino Superior e que tem como duplo objetivo aumentar a consciência social dos jovens portugueses e contribuir para a melhoria da qualidade da educação nas Ilhas de Santiago e São Vicente, em Cabo Verde.
Guiado pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável n.º 4 da ONU – Qualidade de Educação, o projeto nasce da convicção profunda de que investir na educação transforma vidas e pode reverter uma das causas estruturais da pobreza.
O Semear Futuro foi lançado pela escolaglobal® em novembro de 2017 e, em fevereiro de 2021, foi abraçado por 12 estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, que lhe deram nova dimensão e continuidade. Atualmente, o projeto conta com um impacto crescente tanto em Portugal como em Cabo Verde.
A sua ação desenvolve-se em duas vertentes complementares:
Angariar donativos e equipamentos tecnológicos para escolas e Aldeias SOS, respondendo à escassez de recursos digitais no município;
Assegurar um impacto educativo direto, através de formações presenciais durante duas semanas de voluntariado no Verão — planeadas em articulação com o Ministério da Educação de Cabo Verde — e de formações online ao longo de todo o ano letivo.
Entre as conquistas mais significativas das edições anteriores destaca-se a angariação de dezenas de computadores Acer, oferecidos pela Acer Education e pela escolaglobal, todos equipados com contas Microsoft 365 (cedidas pela Microsoft Educação) e licenças da Escola Virtual (cedidas pela Porto Editora). Estes recursos tecnológicos vieram revolucionar o acesso ao ensino digital nas escolas do Tarrafal e de São Vicente, permitindo a realização de aulas online e formação contínua de professores e alunos.
Em 2023, a escolaglobal realizou a sua primeira viagem ao Tarrafal, levando dez alunos voluntários que dinamizaram formações em Literacia Digital e Tecnológica e atividades de aprendizagem da Língua Inglesa, partilhando conhecimento, empatia e valores de cidadania global.
Desde então, tornou-se quase uma tradição: na pausa entre o 1.º e o 2.º semestre, todos os anos, o colégio tem levado um grupo de alunos do 9.º ano e do Ensino Secundário a participar em ações de voluntariado com a Semear Futuro, em diferentes escolas e regiões de Cabo Verde. Estas experiências têm sido incríveis e transformadoras, marcando profundamente a vida dos nossos alunos e reforçando o compromisso da escola com uma educação baseada em valores humanos e solidários.
O Semear Futuro é, assim, muito mais do que um projeto solidário — é uma ponte de transformação e esperança. Representa o espírito da escolaglobal de formar cidadãos conscientes, comprometidos com o mundo e preparados para o futuro. É com enorme orgulho que a nossa comunidade vê este projeto ganhar asas e voar cada vez mais alto.

