Voar a Ler é um projeto transversal de promoção da leitura literária, implementado desde a Educação Pré-escolar até ao Ensino Secundário, que visa estimular o gosto pela leitura, melhorar a compreensão leitora e envolver a comunidade educativa num processo contínuo de formação de leitores.
Mais do que descodificar palavras, ler é compreender, interpretar, sentir e imaginar. Por isso, o projeto promove o contacto com obras literárias completas e significativas, adaptadas à maturidade e interesses de cada faixa etária, incentivando uma leitura profunda, crítica e envolvente.
Através de práticas como a leitura orientada, partilhada e autónoma, dentro e fora da sala de aula, os alunos desenvolvem competências de leitura, escrita, expressão oral, análise crítica e criatividade. O envolvimento das famílias é também parte fundamental do projeto, criando uma cultura de leitura que se estende ao ambiente familiar.
No caso da creche e educação pré-escolar, as crianças serão convidadas a levarem para casa, num saquinho especial, o vaivém das estórias, um livro para explorarem em família.
Paralelamente, no âmbito do projeto, a escolaglobal convida regularmente autores a visitarem a escola, proporcionando aos alunos a oportunidade única de conhecerem escritores, ouvirem as suas histórias, colocarem questões e explorarem o universo criativo por trás dos livros. Estes encontros são momentos especiais de inspiração, que aproximam os jovens leitores do mundo real da literatura e reforçam o papel transformador da leitura.
O projeto Voar a Ler contribui para o sucesso educativo e pessoal dos alunos, fomenta a literacia como ferramenta de cidadania e defende a leitura literária como uma experiência transformadora — essencial para formar indivíduos mais conscientes, sensíveis e imaginativos.